domingo, 12 de maio de 2013

Plano de Aula do dia 06/05/2013


PLANO DE AULA

Conteúdo:

Noções sensoriais.

Justificativa:

A Educação Infantil envolve crianças de 0 a 5 anos e é uma etapa de desenvolvimento essencial para a formação do ser humano. Trabalhar com Educação é, sobretudo, trabalhar com pessoas, o que torna a esta etapa pedagógica um ato de extrema responsabilidade.

A Educação Infantil é importante para as crianças, pois, nessa fase, a escola representa um espaço significativo de socialização com o outro e também com o meio, o qual pode mediar inúmeros processos de aprendizagem. Nesta etapa, a criança pode passar por processos de mediação que se relacionam principalmente com questões motoras, temporais e de oralidade, mas, sobretudo de visões de mundo as quais serão base para o desenvolvimento de sua vida jovem e adulta. A atividade que propusemos neste plano de aula visa acumular experiências nestas crianças e mais, fazer que com sua imaginação consigam compreender a realidade. Quanto mais rica a atividade do sujeito, mais diversificadas serão suas produções artísticas e intelectuais.  

Como já mencionado, ao frequentar a escola, a criança terá a possibilidade de interagir com outras crianças de sua faixa etária. Além disso, a criança passa a entrar em contato com outros fatores da sociedade de uma maneira muito mais intensa, como novos objetos, novos lugares, novos contatos e até mesmo novas sensações. Muitas vezes, essa criança pode não ter esta possibilidade em casa, por ser filho único, ou por não ter muita diferenciação na interação com o meio.

Essas interações fazem com que elas aprendam a se comunicar de uma maneira mais rica e também ajudar em seus desafios escolares. A criança da Educação Infantil, além dessa convivência com seus colegas, terá na escola um espaço onde deverá conhecer o mundo e aprender a trabalhar em grupo e também com o ambiente.

Devemos considerar o fator emocional como base para alguns acontecimentos na criança desta etapa pedagógica. A lembrança de uma imagem já conhecida pode ser ligada com algum determinado sentimento que ela tenha, ou seja, ao sentir um cheiro ou o tato de alguma coisa que a criança já conheça ela passa a imaginar dentro de sua mente o objeto que esta sensação esta relacionada. Este imaginar traz a ela um valor simbólico de determinado fator, o que a leva a um simbolismo, uma projeção de algo que significa outra coisa. Isto é algo fundamental a ser desenvolvido na Educação Infantil, fazer com que a criança crie estas pequenas memorias e simbologias de algo que nem sempre ela verá no concreto. Lembramos também que posteriormente isto será fundamental para a sua alfabetização.

Sendo assim, este trabalho traz para as crianças a possibilidade de trabalhar sua memoria afetiva e reelaborar imagens por meio da ludicidade. Assim, os objetos passam a existir no mundo objetivo e ser criado de outras formas, o que faz com que a criança elabore sua imaginação desvinculada da situação concreta. No caso, procuramos fazer isto pelos cinco sentidos sensórios das crianças. Por exemplo, se ela sente o cheiro de algo, não verá o que esta concretamente inalando este cheiro, contudo, sua imaginação trará a imagem do objeto que tem determinado odor.

Objetivo:

·         Descrever verbalmente as sensações.

·         Identificar objetos concretos sem que o vejam.

·         Diferenciar e nomear sentidos do Tato, olfato e audição.

Metodologia:

Primeiramente de olhos vendados, as crianças utilizarão o tato pisando descalças em um tapete sensorial. Um deles conterá espuma, outro uma lixa e o ultimo terá um piso frio. Estes itens são bem diferenciados, é importante que o aluno vá narrando suas sensações enquanto passa por eles, uma vez que isto facilitará que ela adivinhe qual é o objeto.

Após passarem por este tapete, os alunos serão direcionados a três diferentes caixas, cada uma contendo diferentes objetos. Nessa faze da atividade utilizamos burcas que são redondas, gelo que é algo com temperatura fria e também pena, as qual é leve e macia.  A criança ao diferenciar estes objetos, passa a imaginar e ter que procurar dentro de sua memoria afetiva o que significa cada uma destas imagens no concreto nomeando assim sua sensação.

O mesmo acontecerá com os sons. Em três diferentes fones de ouvido, os alunos poderão ouvir um barulho de natureza, um de bateria e outro de chuva. Todos estes barulhos se diferem bastante entre si e trazem as crianças diferentes sensações.

Por fim, a criança terá a mesma experiência com os odores. Em diferentes recipientes terão café, alho e canela. Todos estes mantimentos têm odores fortes e bem diferenciados. São importantes que se escolham objetos que sejam do conhecimento da criança, para que o objetivo da atividade seja atingido, ou seja, que a criança busque em sua memoria afetiva a imagem de objetos que ela conhece no concreto.

Avaliação:

Com este tipo de atividade as crianças devem ampliar suas noções e percepções de mundo. É importante que elas percebam que o seu corpo proporciona diferentes sensações e que após a atividade elas saibam identifica-las. Além desta percepção do próprio corpo, buscamos que com esta atividade as crianças passem a imaginar melhor situações do mundo concreto e que consigam visualiza-las em sua memória, gerando assim um grande desenvolvimento para essas enquanto seres humanos.


 Bibliografia:

·         Brasil, Ministério da Educação e do Desporto, Secretaria da Educação Fundamental, Referencial Curricular Nacional para Educação Infantil. Brasília: MEC/SEF.

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