PLANO DE AULA
Conteúdo:
Conteúdo:
Noções sensoriais.
Justificativa:
A Educação Infantil
envolve crianças de 0 a 5 anos e é uma etapa de desenvolvimento essencial para
a formação do ser humano. Trabalhar com Educação é, sobretudo, trabalhar com
pessoas, o que torna a esta etapa pedagógica um ato de extrema
responsabilidade.
A Educação Infantil é
importante para as crianças, pois, nessa fase, a escola representa um espaço significativo
de socialização com o outro e também com o meio, o qual pode mediar inúmeros
processos de aprendizagem. Nesta etapa, a criança pode passar por processos de
mediação que se relacionam principalmente com questões motoras, temporais e de
oralidade, mas, sobretudo de visões de mundo as quais serão base para o
desenvolvimento de sua vida jovem e adulta. A atividade que propusemos neste plano
de aula visa acumular experiências nestas crianças e mais, fazer que com sua
imaginação consigam compreender a realidade. Quanto mais rica a atividade do
sujeito, mais diversificadas serão suas produções artísticas e intelectuais.
Como já mencionado, ao
frequentar a escola, a criança terá a possibilidade de interagir com outras
crianças de sua faixa etária. Além disso, a criança passa a entrar em contato
com outros fatores da sociedade de uma maneira muito mais intensa, como novos
objetos, novos lugares, novos contatos e até mesmo novas sensações. Muitas
vezes, essa criança pode não ter esta possibilidade em casa, por ser filho
único, ou por não ter muita diferenciação na interação com o meio.
Essas interações fazem
com que elas aprendam a se comunicar de uma maneira mais rica e também ajudar
em seus desafios escolares. A criança da Educação Infantil, além dessa
convivência com seus colegas, terá na escola um espaço onde deverá conhecer o
mundo e aprender a trabalhar em grupo e também com o ambiente.
Devemos considerar o
fator emocional como base para alguns acontecimentos na criança desta etapa
pedagógica. A lembrança de uma imagem já conhecida pode ser ligada com algum
determinado sentimento que ela tenha, ou seja, ao sentir um cheiro ou o tato de
alguma coisa que a criança já conheça ela passa a imaginar dentro de sua mente
o objeto que esta sensação esta relacionada. Este imaginar traz a ela um valor
simbólico de determinado fator, o que a leva a um simbolismo, uma projeção de
algo que significa outra coisa. Isto é algo fundamental a ser desenvolvido na
Educação Infantil, fazer com que a criança crie estas pequenas memorias e
simbologias de algo que nem sempre ela verá no concreto. Lembramos também que
posteriormente isto será fundamental para a sua alfabetização.
Sendo assim, este
trabalho traz para as crianças a possibilidade de trabalhar sua memoria afetiva
e reelaborar imagens por meio da ludicidade. Assim, os objetos passam a existir
no mundo objetivo e ser criado de outras formas, o que faz com que a criança
elabore sua imaginação desvinculada da situação concreta. No caso, procuramos
fazer isto pelos cinco sentidos sensórios das crianças. Por exemplo, se ela
sente o cheiro de algo, não verá o que esta concretamente inalando este cheiro,
contudo, sua imaginação trará a imagem do objeto que tem determinado odor.
Objetivo:
·
Descrever verbalmente as sensações.
·
Identificar objetos concretos sem que o vejam.
·
Diferenciar e nomear sentidos do Tato, olfato e audição.
Metodologia:
Primeiramente de olhos vendados, as
crianças utilizarão o tato pisando descalças em um tapete sensorial. Um deles
conterá espuma, outro uma lixa e o ultimo terá um piso frio. Estes itens são
bem diferenciados, é importante que o aluno vá narrando suas sensações enquanto
passa por eles, uma vez que isto facilitará que ela adivinhe qual é o objeto.
Após passarem por este
tapete, os alunos serão direcionados a três diferentes caixas, cada uma
contendo diferentes objetos. Nessa faze da atividade utilizamos burcas que são
redondas, gelo que é algo com temperatura fria e também pena, as qual é leve e
macia. A criança ao diferenciar estes
objetos, passa a imaginar e ter que procurar dentro de sua memoria afetiva o
que significa cada uma destas imagens no concreto nomeando assim sua sensação.
O mesmo acontecerá com
os sons. Em três diferentes fones de ouvido, os alunos poderão ouvir um barulho
de natureza, um de bateria e outro de chuva. Todos estes barulhos se diferem
bastante entre si e trazem as crianças diferentes sensações.
Por fim, a criança terá
a mesma experiência com os odores. Em diferentes recipientes terão café, alho e
canela. Todos estes mantimentos têm odores fortes e bem diferenciados. São
importantes que se escolham objetos que sejam do conhecimento da criança, para
que o objetivo da atividade seja atingido, ou seja, que a criança busque em sua
memoria afetiva a imagem de objetos que ela conhece no concreto.
Avaliação:
Com este tipo de
atividade as crianças devem ampliar suas noções e percepções de mundo. É
importante que elas percebam que o seu corpo proporciona diferentes sensações e
que após a atividade elas saibam identifica-las. Além desta percepção do
próprio corpo, buscamos que com esta atividade as crianças passem a imaginar
melhor situações do mundo concreto e que consigam visualiza-las em sua memória,
gerando assim um grande desenvolvimento para essas enquanto seres humanos.
Bibliografia:
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