segunda-feira, 29 de abril de 2013

Atividades de 29-04


Plano de equipe




Plano de aula referente à utilização Técnica de Laboratório


Vírus, bactérias e fungos: uma introdução


Objetivos 

- Reconhecer a existência dos micro-organismos e de suas formas de vida.
- Relacioná-los a hábitos como alimentação e higiene.


Conteúdos

- Características dos micro-organismos.
- Doenças e higiene.

Anos
4º e 5º.

Tempo estimado
Oito aulas.

Material necessário
Meio litro de caldo de carne, 1 envelope de gelatina incolor, pratinhos de vidro ou placas de petri, lupas, livros, obras de referência, revistas de divulgação científica ou computador com acesso à internet.

Flexibilização
Para alunos com deficiência visual
Ofereça os textos em braile para o aluno com deficiência visual. Ele também pode ter acesso à internet com a ajuda de programas de computador como o Dosvox ou o Jauss. Se necessário, antecipe algumas atividades para que o aluno desenvolva parte da pesquisa no contraturno. Garanta que os textos produzidos pela turma também sejam registrados em braile para o aluno e conte com a ajuda do professor responsável pela sala de recursos para produzir este material. Explique ao aluno cego como será feito o experimento e deixe que tenha contato com os materiais antes de começar a recolher as amostras. Ao longo da experiência, o aluno participa assim como os demais e pode contar com a ajuda de colegas para esfregar os cotonetes nas mãos e na boca e montar as placas. Na etapa de observação dos resultados divida a turma em pequenos grupos. Os colegas ajudam o aluno com deficiência visual descrevendo a experiência e o aluno produz um texto instrucional com o passo a passo do experimento e os resultados observados, para compartilhar com a turma.

Desenvolvimento
1ª etapa
Para identificar o que a turma sabe sobre micro-organismos, apresente o texto Olhe Esse Vento nas Costas, Menino!, de Drauzio Varella (disponível no endereço abr.io/drauzio). Depois da leitura, certifique-se de que todos entenderam o sentido geral do texto, especialmente o papel dos micro-organismos como causa de gripes e resfriados. Pergunte o que já ouviram falar sobre vírus, bactérias e fungos. Onde são encontrados? É possível vê-los? Como podemos diferenciar um do outro? Todos transmitem doenças?

2ª etapa
Para revisar e complementar as respostas, organize materiais para que realizem uma pesquisa. Além dos livros didáticos, apresente obras de referência e revistas de divulgação científica. Se houver acesso à internet, indique a versão Escola Online da Enciclopédia Britannica. Divida a sala em cinco grupos e entregue para cada um uma das perguntas debatidas na 1ª etapa. Auxilie-os a analisar as respostas encontradas e a produzir um pequeno texto explicativo para fixar no mural da sala.

3ª etapa
Investigue a presença de micro-organismos no corpo humano ao preparar um meio de cultura para bactérias. Dissolva um envelope de gelatina incolor, substituindo metade da água por caldo de carne. Despeje uma pequena quantidade dessa mistura, ainda líquida, em pequenos pratos ou em placas de petri. Informando que a mistura terá que ser conservada na geladeira para evitar o derretimento e coberta com filme plástico para evitar sua contaminação, explique o experimento à turma: "Preparamos um ambiente (a gelatina) com nutrientes (o caldo de carne) propício para o crescimento de bactérias. Vamos ver em que partes do corpo humano elas existem? E em que condições?" Entregue duas placas para cada grupo. Uma deve permanecer intocada. Na outra, os alunos devem esfregar um cotonete com resíduos retirados de uma das seguintes fontes: dentes sem escovação, dentes recém-escovados, mãos sujas, mãos recém-lavadas com água e sabão ou entre os dedos dos pés. Peça que eles registrem suas previsões sobre o que vai ocorrer com cada uma das placas.

4ª etapa
Depois de uma semana, tire amostras da geladeira e traga para a sala. Distribua lupas e oriente os alunos a analisá-las. O que ocorreu? Peça que desenhem o que observam em cada uma das placas. Debata sobre a diferença da quantidade de colônias de bactérias. Aponte que o corpo humano é o lar de milhões delas - algumas, como as da flora intestinal, são essenciais para a sobrevivência. Informe ainda que lavar as mãos, por exemplo, diminui a quantidade de micro-organismos sobre a pele.

Avaliação
Ao longo das etapas, observe, nas produções escritas e orais, se a turma:
- Entende que micro-organismos existem, ainda que alguns sejam invisíveis a olho nu.
- Compreende que eles são seres vivos, que se reproduzem, respiram, se alimentam etc.
- Sabe que alguns deles têm relação com doenças, enquanto outros são indispensáveis ao organismo.
- Identifica hábitos de higiene simples que impedem sua proliferação.
Para aferir a compreensão, uma possibilidade é organizar um preparo de massa de pão, questionando por que o fermento deve ser misturado a leite morno (é a temperatura ideal para a reprodução), por que se adiciona açúcar (nutriente para o fermento), por que a massa cresce (as leveduras se alimentam do açúcar e liberam gás carbônico, responsável pelas bolinhas no pão) e por que deve-se lavar as mãos ao manusear a massa (para não contaminar a mistura).

Nosso grupo analisou o plano de aula, achou adequado para a Técnica proposta por conter atividades que podem ser desenvolvidas em laboratório de informática e laboratório de ciências. 
A indicação de faixa etária está adequada, conhecemos casos no qual a mesma foi aplicada com um turma de 2º ano. Podemos observar que o mais impostante é a condução da atividade pelo professor, tendo total controle da turma, auxiliando-os nas dúvidas e respeitando a evolução de cada aluno.


Continuação da aula 22-04


Estudos de casos

Abordagem tradicional:

Em uma turma de 20 alunos do 5º ano da escola Joana Souza, todos os dias Julia chega a sua classe, senta-se no mesmo lugar de sempre, o qual fora determinado por sua professora Creuza no início das aulas. Em seguida se dispões a ouvir e reproduzir as lições de matemática que rigorosamente foi passada pela professora, a qual não se importou com a compreensão do aluno e sim com a reprodução do conteúdo transmitido. Creuza não mantem nenhuma relação afetiva ou emocional com seus alunos, ela só está focada na constante atualização desses adultos em miniatura. Já Julia vê a Sra. Creuza como o centro das atenções. Somente ela pode falar, questionar e responder. A aluna até têm muitas dúvidas e opiniões, porém nunca pode expressá-las.  

Abordagem comportamentalista:

Isadora chega à sala de aula do 4º ano a qual é composta por 15 alunos e já está disposta com as carteiras formando um círculo, uma vez que seu professor considera isso influenciável para o melhor aprendizado dos alunos. Nessa aula de Geografia, seu professor a estimula muito para que ela dê respostas. Ela é uma aluna exemplar e seu professor reconhece isso, ela recebe muitos elogios tanto do professor, como dos demais colegas de sala. Seu professor planeja e desenvolve o sistema ensino-aprendizado, de tal forma que o desempenho de Isadora seja maximizado. Isadora tem a liberdade de receber as informações e refletir sobre elas. Seu professor avalia se ela atingiu  os objetivos propostos e aprendeu.

Abordagem humanista:

Maria aluna do 3º e seus outros 20 colegas de sala escolhem como irão dispor as carteiras. Sua professora em si não transmite conteúdos, e sim da assistência, sendo uma facilitadora do aprendizado. Maria e seus colegas aprendem a partir de suas próprias experiências, que são reconstruídas em sala de aula, nesse caso uma aula de Matemática, com sua professora oferendo sempre condições para esse desenvolvimento, e autonomia de cada aluno. Maria é muito criativa, participativa, com o tempo ela aprendeu a aprender. Ela tinha interesse em aprender mais sobre geometria, e sua professora trouxe para sala de aula, vivências diferentes a respeito disso facilitando então seu aprendizado. A avaliação feita pela professora, leva em conta as atividades dos alunos e da ênfase à auto avaliação de cada aluno.

Abordagem cognitivista: 

Helena do 6º ano estuda em uma sala composta por 25 alunos onde o professor lhe fornece condições para que possa aprender por si própria a matéria de história. Ela tem a liberdade de ação real e material. O professor promove um ambiente desafiador favorável à motivação, para que Helena pense, reflita e aprenda. Ela aprende da seguinte forma: observa, experimenta, compara, faz relações, analisa, argumenta. Seu professor costuma apresentar situações problemas, causando uma aprendizagem significativa e relevante, para Helena, a qual resolve problemas por ensaio e erro. Seu professor avalia o aproveitamento apoiado em múltiplos critérios, ele considera principalmente a assimilação e a aplicação em situações variadas.

Abordagem sociocultural:

Zuleide tem 43 anos, e estuda em uma sala do EJA composta por 30 alunos de diferentes idades. Sua escola é um local que proporciona o crescimento mútuo, do professor e dos alunos. Essa aula trata-se de geografia regional, nessa, a aluna assume a posição de sujeito de sua própria educação. Seu professor procura questiona-la sobre sua cultura dominante, e assim a valorizar, criando condições para que Zuleide analise seu contexto e produza cultura. Seu professor cria condições para que juntamente com ela, a consciência ingênua seja superada e que ela possa perceber as contradições da sociedade e grupos em que vivem. Zuleide é um ser ativo, dialógico e critico. A avaliação é por meio da auto avaliação e avaliação mútua e permanentemente da prática educativa por professor e alunos. Zuleide e seu professor sabem quais foram as dificuldades e quais os progressos.

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