Com a leitura do livro O Bom Professor e sua Pratica de Maria Isabel da Cunha, realizamos uma reflexão sobre o aluno da escola atual, os fundamentos metodológicos que devem ser utilizados e o perfil do suposto bom professor.
Neste sentido, devemos considerar fundamentos
teóricos necessários para o bom professor, as influências da sociedade e como o
professor transmite (mesmo que sem querer) estas influenciam aos seus alunos. No
mais, cabem também ao professor contemplarem o saber específico, o saber
pedagógico e o saber político. Ao fazermos uma coletânea de vídeos com
professores de Universidades e da Escola Básica, alguns apontaram como necessário
estes saberes, uma vez que é preciso que o professor tenha conhecimento sobre
os conteúdos que esta ensinando (e domine bem eles), saiba se relacionar com os
seus pares e ter uma prática pedagógica adequada, além de também estar ciente
do seu papel dentro da sociedade e exercer sua pratica de acordo com a importância
deste oficio.
O educador deve levar o homem a ser transformador do
meio em que vive. Assim, o professor deve obter uma relação simultânea entre a
teoria e a pratica. A prática, sendo esta a fonte da teoria, também age
como transformadora, pois é ela que põe em pratica o que esta sendo investigado
pela teoria. Ela tem elementos teóricos, contudo, também é criadora e
inovadora, pois é a partir dela que verá onde melhorar, fortalecer ou refazer.
Devemos pensar que os profissionais devem ter embasamento teórico, pratica,
reflexão sobre a pratica para que façam (se necessário) uma nova teoria. O professor deve-se então se colocar também na
postura de pesquisador para que o conhecimento não seja apenas reproduzido, mas
construído.
A pesquisa do livro se por vivências com grupos,
resposta de alunos e professores a questionários. Para analisar os discursos
encontrados em suas pesquisas Cunha procura analisar contexto ideológico
presente nos textos e no agrupamento de informações. Ao realizarmos um trabalho
baseado na leitura deste livro procuramos fazer uma pesquisa um pouco similar
com a da autora. Entrevistamos diferentes professores, de diferentes áreas,
buscando entender no que se define um bom professor. Obviamente que analisamos
cada entrevista no sentido da formação e da atuação de cada professor. Muitas
vezes, os professores de Universidades podem ter conceitos diferentes de
professores da Educação Infantil, assim como estes últimos podem pensar uma pratica
diferente dos professores de Educação de Jovens e Adultos. As ideologias dos
professores resultam de sua prática social, ou seja, sua atividade social deve
condizer com seus fundamentos teóricos e com suas visões de mundo. Os
professores e suas praticas dependem do meio em que estão pois são submetidos
às estruturas sociais.
A autora do livro assistiu a
duas aulas de 42 professores diferentes, e percebe que a maior parte das aulas é expositiva,
mesmo que haja uma preocupação com a participação dos alunos. Dentre as
habilidades para despertar interesse nos alunos foram percebidas várias como
esclarecer os objetivos das aulas, a importância daquele conteúdo para o
cotidiano dos alunos, assim como para a própria historia. Pode ser que a ação
docente seja, muitas vezes, pouco reflexiva, até ingênua. Mas nem por isso
deixa de ser uma prática política, que evidencia valores. É considerado um bom professor
aquele que consegue agir de forma positiva aos anseios sociais relacionados à
sua atividade na sociedade. Além disso, conhecer o aluno e especificar sua
pratica com cada um deles é importante para que haja esta aproximação
professor-aluno. Não se trata de uma intimidade ou amizade com estes, mas é
importante que o professor sempre se preocupe com quem fala e o que fala. Uma
vez que isto é feito, a compreensão do que se é aprendido se dá de maneira
muito mais enriquecedora e contextualizada. O professor deve sempre se mostrar disponível
para os questionamentos e duvidas de seus alunos.
Podemos perceber que há uma grande quantidade de
entraves que dificultam o trabalho dos professores, esses vão desde salários
até o interesse dos alunos. O professor contribui para a construção social ao agir
de forma reflexiva na vida dos alunos. Mesmo que a realidade educacional e
social de nosso país desconsidere muitas vezes a profissão dos professores, é
importante lembrar que estes responsáveis pela transformação social e econômica
do país. A leitura do livro foi importante para que observasse algumas
metodologias e habilidades usadas para tentar romper com as barreiras
existentes entre o conhecimento o professor e o aluno.
A ideia de um bom professor é relativa, depende do
contexto do aluno, da instituição, da vida cotidiana do professor, da sua
formação, entre outras coisas. Estudar o cotidiano do professor permitiu
entender o contexto de formação desses profissionais.
Avaliação das apresentações
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