Resenha critica refente a aula faltante da aluna Camila Petrucci Rosa.
O texto Tendências Pedagógicas na Pratica Escolar, de José
Carlos Libâneo, traz características e reflexões diante de diferentes tipos de
praticas pedagógicas. O autor divide algumas praticas duas grandes estruturas,
são elas: liberais e progressistas. A característica básica da pedagogia
liberal é que ela tende a não ser critica, tendendo a condizer com as
ideologias capitalistas este tipo de pedagogia se subdivide na tradicional,
renovada progressivista, renovada não diretiva e tecnicista. Enquanto o tipo de
pedagogia progressista tem como característica fundamental ser critica e
procurar fazer com que seus alunos sejam sujeitos críticos na sociedade, esta
se subdivide em libertadora, libertária e critico-social.
As tendências liberais procuravam legitimar a ordem social e
econômica, por isso por mais que se considerem neutras, não assumem um
compromisso com as transformações sociais. A pedagogia tradicional acredita que
o sujeito deve se adaptar as normas sociais, uma vez que o professor é o
retentor do conhecimento da própria cultura social capitalista e este o
transmite para os alunos. Neste tipo de pedagogia não considera as diferenças
sociais, ou seja, não leva em conta que existem desigualdades sociais na
sociedade e por serem diferentes devem ser consideradas como tais. Não há como
ter um padrão de ensino para todos os alunos, sendo que, cada um deles, tem
diferenças socioeconômicas e especificidades individuais.
A tendência renovada progressivista, também acrítica aos
fatores sociais, acredita que o aprendizado se faz com a prática. Além disso,
esta mesma prática vem em busca de um aprimoramento individual, a escola
funciona como uma parcela da sociedade que a reproduz, os alunos buscam então
seu papel na escola, assim como buscarão na sociedade. A escola é centrada no
aluno, atua apenas como uma mediadora no sentindo de valorizar o auto
aprendizado do aluno, mas lembrando de que adequa o aluno ao meio social e não
busca que ele reflita criticamente sobre este meio.
Com relação à tendência liberal renovada não diretiva, já
tem uma preocupação maior com o viés da psicologia humana. Neste caso, a escola
tem como um dos objetivos buscar uma boa formação de atitudes em seus alunos.
Além disso, promove o auto desenvolvimento do aluno, ou seja, busca que os
próprios alunos vão à procura de conhecimentos. É comum neste tipo de pedagogia
ser utilizada a auto avaliação como meio de avaliação. Cabe lembrar que este
modelo de ensino também é centrado no aluno e a escola busca que este aluno
consiga modificar suas próprias percepções.
A tendência tecnicista de praticas pedagógica já é muito
conhecida por nós, ela esta completamente articulada com o sistema de produção
capitalista. A escola busca então uma transmissão e recepção de conteúdos, o
professor tem a função de ligar o aluno com a verdade técnico e cientifica. O
aluno da escola tecnicista deve ser um aluno que seja competente para o mercado
de trabalho. Este modelo pedagógico utiliza da tecnologia como um modificador
da sociedade, visando indivíduos que sigam o modelo capitalista, entretanto não
procurem realizar mudança social alguma.
As tendências pedagógicas progressistas tem a característica
de estimular a consciência critica nos alunos, principalmente ao sistema
capitalista.
Entrando em enfoque para este
tipo de pedagogia critica, encontramos a tendência progressita libertadora.
Esta tem como um dos grandes autores desta concepção Paulo Freire, quem
relaciona a educação com a luta de classes. Neste caso, o educando deve aprender
para conhecer a realidade em que vive, e ainda, compreender, refletir e depois
exercer sua visão critica sobre determinada realidade. Esta visão não acredita
uma relação de autoritarismo e hierárquica dentro dos modelos escolares.
Também de maneira critica, a
tendência progressista libertaria tem como diferencial partir o aprendizado do
conhecimento prévio de seus alunos. Explicando melhor, é possível dizer que
esta pedagogia tem caráter popular e não formal, fazendo com que os
conhecimentos adquiridos sejam apenas de utilidade do educando e sempre
considerando o que o aluno já entendia sobre determinado assunto.
Por fim, Libâneo nos traz uma
ultima tendência pedagógica, seria ela a critico social. Nesta se aplicam
conceitos das tendências libertarias e libertadoras. Segundo o autor, visa um
ensino com participação organizada e democrática, na qual os conteúdos
trabalhados estejam contextualizados na realidade do aluno. Um grande autor
desta tendência pedagógica é Dermeval Saviani e o mesmo debate que o
aprendizado deve ser sempre significativo para o aluno, partindo também dos
conhecimentos prévios do educando. O
aluno aprende quando consegue ter uma visão clara de seu contexto histórico, e
ainda, uma reflexão sobre a relevância dos conteúdos em sua realidade social.
Sendo assim, a escola deve ser um agente mediador do ensino aprendizado,
visando, além da reflexão, a síntese e a clareza dos conteúdos estudados no
ambiente escolar.
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