segunda-feira, 29 de abril de 2013

Tendências Pedagógicas na Pratica Escolar, de José Carlos Libâneo


Resenha critica refente a aula faltante da aluna Camila Petrucci Rosa.

O texto Tendências Pedagógicas na Pratica Escolar, de José Carlos Libâneo, traz características e reflexões diante de diferentes tipos de praticas pedagógicas. O autor divide algumas praticas duas grandes estruturas, são elas: liberais e progressistas. A característica básica da pedagogia liberal é que ela tende a não ser critica, tendendo a condizer com as ideologias capitalistas este tipo de pedagogia se subdivide na tradicional, renovada progressivista, renovada não diretiva e tecnicista. Enquanto o tipo de pedagogia progressista tem como característica fundamental ser critica e procurar fazer com que seus alunos sejam sujeitos críticos na sociedade, esta se subdivide em libertadora, libertária e critico-social.
As tendências liberais procuravam legitimar a ordem social e econômica, por isso por mais que se considerem neutras, não assumem um compromisso com as transformações sociais. A pedagogia tradicional acredita que o sujeito deve se adaptar as normas sociais, uma vez que o professor é o retentor do conhecimento da própria cultura social capitalista e este o transmite para os alunos. Neste tipo de pedagogia não considera as diferenças sociais, ou seja, não leva em conta que existem desigualdades sociais na sociedade e por serem diferentes devem ser consideradas como tais. Não há como ter um padrão de ensino para todos os alunos, sendo que, cada um deles, tem diferenças socioeconômicas e especificidades individuais.
A tendência renovada progressivista, também acrítica aos fatores sociais, acredita que o aprendizado se faz com a prática. Além disso, esta mesma prática vem em busca de um aprimoramento individual, a escola funciona como uma parcela da sociedade que a reproduz, os alunos buscam então seu papel na escola, assim como buscarão na sociedade. A escola é centrada no aluno, atua apenas como uma mediadora no sentindo de valorizar o auto aprendizado do aluno, mas lembrando de que adequa o aluno ao meio social e não busca que ele reflita criticamente sobre este meio. 
Com relação à tendência liberal renovada não diretiva, já tem uma preocupação maior com o viés da psicologia humana. Neste caso, a escola tem como um dos objetivos buscar uma boa formação de atitudes em seus alunos. Além disso, promove o auto desenvolvimento do aluno, ou seja, busca que os próprios alunos vão à procura de conhecimentos. É comum neste tipo de pedagogia ser utilizada a auto avaliação como meio de avaliação. Cabe lembrar que este modelo de ensino também é centrado no aluno e a escola busca que este aluno consiga modificar suas próprias percepções.
A tendência tecnicista de praticas pedagógica já é muito conhecida por nós, ela esta completamente articulada com o sistema de produção capitalista. A escola busca então uma transmissão e recepção de conteúdos, o professor tem a função de ligar o aluno com a verdade técnico e cientifica. O aluno da escola tecnicista deve ser um aluno que seja competente para o mercado de trabalho. Este modelo pedagógico utiliza da tecnologia como um modificador da sociedade, visando indivíduos que sigam o modelo capitalista, entretanto não procurem realizar mudança social alguma.
As tendências pedagógicas progressistas tem a característica de estimular a consciência critica nos alunos, principalmente ao sistema capitalista.

Entrando em enfoque para este tipo de pedagogia critica, encontramos a tendência progressita libertadora. Esta tem como um dos grandes autores desta concepção Paulo Freire, quem relaciona a educação com a luta de classes. Neste caso, o educando deve aprender para conhecer a realidade em que vive, e ainda, compreender, refletir e depois exercer sua visão critica sobre determinada realidade. Esta visão não acredita uma relação de autoritarismo e hierárquica dentro dos modelos escolares.
Também de maneira critica, a tendência progressista libertaria tem como diferencial partir o aprendizado do conhecimento prévio de seus alunos. Explicando melhor, é possível dizer que esta pedagogia tem caráter popular e não formal, fazendo com que os conhecimentos adquiridos sejam apenas de utilidade do educando e sempre considerando o que o aluno já entendia sobre determinado assunto. 
Por fim, Libâneo nos traz uma ultima tendência pedagógica, seria ela a critico social. Nesta se aplicam conceitos das tendências libertarias e libertadoras. Segundo o autor, visa um ensino com participação organizada e democrática, na qual os conteúdos trabalhados estejam contextualizados na realidade do aluno. Um grande autor desta tendência pedagógica é Dermeval Saviani e o mesmo debate que o aprendizado deve ser sempre significativo para o aluno, partindo também dos conhecimentos prévios do educando.  O aluno aprende quando consegue ter uma visão clara de seu contexto histórico, e ainda, uma reflexão sobre a relevância dos conteúdos em sua realidade social. Sendo assim, a escola deve ser um agente mediador do ensino aprendizado, visando, além da reflexão, a síntese e a clareza dos conteúdos estudados no ambiente escolar. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário