Técnica de Laboratório
A técnica escolhida pelo nosso
grupo foi a de Ensino em Laboratórios, a qual permite ao aluno obter a
familiaridade necessária com os instrumentos de trabalho em um ambiente sob
acompanhamento especial do professor.
Entretanto, ela possui o risco
do aluno achar que pode aprender sozinho, por isso, é importante que o
professor mantenha a mediação entre o aluno e a tecnologia.
Alguns questionamentos podem ser
feitos como:
Por que utilizar essa técnica?
Porque a aprendizagem só se
efetiva na prática; facilita a articulação teoria-prática e estimula a
criticidade e a criatividade.
Quando utilizá-la?
Quando houver a necessidade da
experimentação.
Como realizá-la?
É possível realizá-la com uma
orientação prévia com os alunos, separando-os em pequenos grupos, utilizando o
professor como exemplo durante a atividade, estimulando o hábito da anotação e documentação,
que é feita pelos alunos, respeitando o ritmo de cada um e auxiliando quando
necessário.
O professor tem papel
fundamental nessa modalidade, já que ele deve estimular observar e explorar a
capacidade de seus alunos. Também tem como tarefa levantar questionamentos para
reflexão, pedindo aos alunos que ao final da atividade elaborem um relatório,
que descreva os seguintes questionamentos: O que constataram? O que
compreenderam? O que presumiram? e Quais a dúvidas que surgiram?
Nenhum comentário:
Postar um comentário