segunda-feira, 13 de maio de 2013

Relatório da aula faltante do dia 29/04 da aluna Juliane de Cássia Garla


Técnica de Laboratório

A técnica escolhida pelo nosso grupo foi a de Ensino em Laboratórios, a qual permite ao aluno obter a familiaridade necessária com os instrumentos de trabalho em um ambiente sob acompanhamento especial do professor.
Entretanto, ela possui o risco do aluno achar que pode aprender sozinho, por isso, é importante que o professor mantenha a mediação entre o aluno e a tecnologia.
Alguns questionamentos podem ser feitos como:
Por que utilizar essa técnica?
Porque a aprendizagem só se efetiva na prática; facilita a articulação teoria-prática e estimula a criticidade e a criatividade.
Quando utilizá-la?
Quando houver a necessidade da experimentação.
Como realizá-la?
É possível realizá-la com uma orientação prévia com os alunos, separando-os em pequenos grupos, utilizando o professor como exemplo durante a atividade, estimulando o hábito da anotação e documentação, que é feita pelos alunos, respeitando o ritmo de cada um e auxiliando quando necessário.
O professor tem papel fundamental nessa modalidade, já que ele deve estimular observar e explorar a capacidade de seus alunos. Também tem como tarefa levantar questionamentos para reflexão, pedindo aos alunos que ao final da atividade elaborem um relatório, que descreva os seguintes questionamentos: O que constataram? O que compreenderam? O que presumiram? e Quais a dúvidas que surgiram?







Nenhum comentário:

Postar um comentário