segunda-feira, 27 de maio de 2013

Reflexão individual sobre o complemento do texto “Relação Professor-Aluno: Uma visão crítica” realizado pelo grupo Práxicas


Realizado pela aluna Camila Petrucci Rosa 



As postagens no blog do Grupo Práxicas estão bem completas e de acordo com as aulas que tivemos em sala de aula, contendo as atividades propostas pela disciplina. 

Em relação a postagem complementar do grupo sobre as discussões e o texto que aborda as relações entre professores e alunos, achei interessante apontar questões como a motivação que há entre os dois lados da relação. O grupo trouxe um vídeo ilustrativo que abordou certos pontos que considerei enriquecedores para esta reflexão. Tanto a motivação dos alunos para com os professores, como a dos alunos com os professores, apresenta resultados muto positivos para o processo de ensino aprendizagem. Também considero importante o fato de que o vídeo aborda como os alunos são centrais no processo de ensino aprendizagem e, mais que isso, como a maturidade de procurar sempre uma relação positiva deve partir primordialmente do professor (não que o aluno não deva colaborar para tal). 
Por fim, considero um ponto complementador o fato de que o vídeo trouxe algumas reportagens e fatos reais que mostram como a relação professor-aluno tem reações positivas e negativas. Estas reações  podem ter até mesmo consequências drásticas, o que leva a uma violência muitas vezes desnecessária e premeditada. Há casos com agressões físicas e até mortes que nos fazem pensar realmente qual é o papel da escola e se isto não tem se perdido por uma falta de entendimento social. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário