quarta-feira, 18 de setembro de 2013

Narrativa: Minha Infância

Vocês sabiam que metade de minha infância foi vivenciada no sítio? Imagino que não, pois é nasci e fui criada até meus seis anos no sítio. Uma época de muitas traquinagens, meus amigos eram meus irmãos, primos e vizinhos de sítio. Recordo que brincávamos de amarelinha, bolinha de gude, pega-pega, pique-esconde, jogar bola, bets, batata quente, lencinho na mão, nos dias de chuva  mamãe nos contava histórias, a que agente mais gostava era Os Três Porquinhos, pois ela nos transformava nos personagens era muito legal,  adorávamos pescar e nadar nos rios também. Mas o que eu amava mesmo era brincar em um pé de manga que tínhamos em nosso quintal, lembro que meus irmãos faziam balanço nele, que agente adorava competir pra ver quem conseguia subir nos galhos mais altos e saltava deles depois, acho que é por isso que até hoje meus joelhos são cheios de cicatrizes.
Tenho lembranças também, que ás vezes na falta de companhia eu brincava sozinha. Tínhamos um quartinho nos fundos de nossa casa aonde tínhamos uma lousa de giz, uma mesa grande, lá eu me divertia dando aulas para minhas bonecas e ursinhos, minha imaginação criava asas e saia voando alto.
O tempo passou e felizmente meus pais tiveram a oportunidade de se mudarem para Bauru, na época lembro que no dia em que íamos nos mudar eu me despedi do meu querido  pé de manga, e chorei por não poder leva-lo comigo.
Na cidade fiz novas amizades, brincava com minhas vizinhas de boneca, ouvíamos muitas cantigas de roda, mas o que predominava mesmo era brincar de faz-de-conta.
Da época de jardim de infância, lembro que estudei duas vezes o pré, uma quando morava no sítio ainda, e outra quando mudei para Bauru e não pude entrar na primeira serie pois diziam que eu não tinha idade ainda e para não ficar sem estudar fui matriculada novamente. Então tive  duas "tias", a tia Cláudia e a tia Sara, dois amores que me recordo com muito carinho, e que me servem de inspiração também.
Por fim, posso falar que tive uma infância muito feliz, e com experiências muito boas, talvez não tenha me recordado de tudo que gostaria, mas acredito que as melhores partes estão citadas aqui. E terminando refletindo o quão importante foi ter todas essas vivências em minha infância, o quão importante são os jogos e as brincadeiras na vida das crianças. 


Uma pequena ilustração do que foi minha infância. Da direita para a esquerda meus primos Emerson e João, eu, Diu meu vizinho de sítio, meu irmão Junior com a bola no pé, em cima da direita para a esquerda minha irmã Gláucia, minha prima Carla, meus vizinhos de sítio também Alessandro e Tom e é claro ao nosso lado meu querido pé de manga.

Glacieli A. Ramos

2 comentários:

  1. Que bacana Gla! :) Você tem um jeitinho mesmo de quem viveu no sitio, perto da natureza.. adorei! beijão! Camila

    ResponderExcluir
  2. Fiquei com inveja! Queria esse pé de manga tão querido, esse irmãos, primos e vizinhos... que privilégio crescer no sítio!
    Obrigada pelo seu relato.

    ResponderExcluir