quarta-feira, 4 de dezembro de 2013

Aula 27/11

Seminário - Eixo Temático - Matemática - Direita e Esquerda
Plano de Aula e slides da nossa apresentação!


PLANO DE AULA

Reconhecendo DIREITA E ESQUERDA

TEMA:
MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL

JUSTIFICATIVA:
Sabemos que desde o nascimento, mesmo que indiretamente, as crianças têm contato com os conteúdos matemáticos em seu cotidiano através de brincadeiras, histórias, problemas como dividir os lápis de cor com os amiguinhos, etc.
Abordaremos nesse trabalho uma das noções matemáticas muito utilizadas no dia a dia de cada indivíduo, cujo seu conhecimento é de extrema importância para o desenvolvimento físico, motor e intelectual da criança. Estamos falando do conhecimento de Espaço e Forma.
 Essa atividade visa desenvolver nos alunos os conhecimentos de Lateralidade.

OBJETIVO
·         Identificar direita e esquerda;
·         Criar personagens;
·         Produzir um jogo da memória;
·         Interagir com o outro.

FAIXA ETÁRIA PARA APLICAÇÃO DA ATIVIDADE
·         Crianças de 4 e 5 anos

RECURSOS
·           Livro: Pelegrino e Petrônio;
·           Folhas sulfite;
·           Tinta guache,
·           Lápis de cor ou giz de cera;
·           Fita de cetim, ou barbante.

PROCEDIMENTOS DIDÁTICOS

Preparação
·           Providenciar o material necessário para a atividade;
·           Preparar a sala de aula para a execução da brincadeira proposta.

 Desenvolvimento

Primeiro, o professor deve contar a histária do "PELEGRINO E PETRÔNIO", a fim de contextualizar com as crianças a diferença existente entre o lado direito e esquerdo.
Segundo, realizar a dinâmica dos sapatos, para que os alunos treinem e reconheçam em seus próprios sapatos o lado direito e o esquerdo, essa dinâmica consiste em que todas as crianças retirem seus sapatos, misturando-os no centro da roda. Ao comando da professor eles terão que identificar quais são seus sapatos, e calçar primeiro o pé direito, posteriormente o pé esquerdo.
Terceiro, após cumprirem essa atividade, o professor deve lhes oferecer as folhas sulfites divididas ao meio, para que eles criem seus personagens carimbando seus pés com tinta guache, ou contornando-os com lápis de cor, giz de cera.
E por ultimo, ao termino da confecção os alunos, orientados pelo professor, devem organizar um jogo da memória, utilizando as criações realizadas.

AVALIAÇÃO
Será realizada por meio de uma roda da conversa, para que as crianças possam expressar suas impressões sobre as atividades. E também por meio de registros ao longo da proposta, constando as dificuldades e facilidades das crianças ao identificarem direita, esquerda a fim de que possam ser produzidas novas atividades para suprir essas dificuldades.

BIBLIOGRAFIA

Brasil, Ministério da Educação e do Desporto, Secretária da Educação Fundamental, Referencial Curricular Nacional para Educação Infantil. Brasília: MEC/SEF

Ziraldo, Pelegrino & Petrônio.

Slides



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