quarta-feira, 16 de outubro de 2013

Memórias de brincadeiras na infância

Camila Petrucci dos Santos Rosa
na foto: minha mãe, meu falecido vô Orlando e eu <3

Me lembro que quando criança costumava brincar muito de boneca. Sempre morei em apartamento na minha infância e isto fez com que eu brincasse mais dentro de casa e assistisse bastante televisão. Entretanto, mesmo estando dentro de um apartamento, eu e minha irmã, três anos mais velha que eu, costumávamos nos utilizar bastante de nossa imaginação para criar brincadeiras dentro de casa. Fazíamos cada cômodo como um local, por exemplo, a cozinha uma praça, um quarto uma casa. Assim, criávamos uma cidade dentro de nossa própria casa.

Me lembro também que quando era mais nova e estava na educação infantil brincava muito em árvores, principalmente nas amoreiras que existiam na escola que estudava. As amoreiras, assim como meu antigo apartamento, se tornavam um espaço onde tudo era possível, e cada galho podia significar um lugar completamente diferente. Além disso, me lembro que na educação infantil, costumávamos fazer muitas brincadeiras de roda e também cantávamos mais cantigas do que quando entrei para o ensino fundamental.
Outra lembrança que é forte para mim desta época, é os fins de semana que ia com minha família para a chácara de meus tios. Lá tínhamos casa da árvore, uma mesa repleta de comidas deliciosas, muita alegria e confraternização. Também fazíamos encontros na casa de meus avós em Araras, era uma casa bem grande e antiga e todo mundo dormia lá, então era um fim de semana de muita festa. Eu e minha irmã pegávamos o antigo vestido de noiva de minha tia que ficava na casa dos meus avós e brincávamos de casamento. Era uma brincadeira bem do gênero feminino, mas estas sempre estiveram presentes em nossa vida, pois fomos criadas acreditando e lendo muito contos de fadas. Estes momentos ficaram fortes dentro de minha memoria, assim como a maioria dos encontros da minha família.
Esta atividade foi escrita com atraso aqui no blog, mas acredito que seja importante compartilhar com os meus colegas minhas lembranças da minha infância e também cumprir com todas as atividades pedidas, mesmo que, infelizmente, estejam fora do prazo.

Um comentário:

  1. Camila, uma praça dentro de casa!!! Por que eu não tive essa ideia maravilhosa quando brincava pequena?!
    Sua família parece ter sido um berço em muitos sentidos... E brincar de casamento - fantasia de menina!
    Obrigada por partilhar!

    ResponderExcluir