quarta-feira, 16 de outubro de 2013

Aula de reposição do dia 18/09

Camila Petrucci dos Santos Rosa

A aula deste dia foi direcionada para uma palestra de José Pacheco, no Guilhermão.
Infelizmente, não pude comparecer por estar em um curso de formação para professores de Jovens e Adultos, mas como tarefa substituta ficou determinado que eu deveria visitar o site do Projeto Ancora e fazer uma pesquisa relacionada ao trabalho do engenheiro e pedagogo José Pacheco.
Sendo assim, comecei a fazer minhas pesquisas na web sobre o trabalho e a filosofia do projeto. Felizmente, já tinha tido um pouco de contato com este trabalho devido a relatos da professora Verinha e da sua aluna Bruna, as duas vivenciaram diferentes experiências com este tipo de pedagogia.
Ampliando nossos estudos nesta área, acabamos por entrar em contato com a pedagogia da sensibilidade, teoria cooperativa e outros conceitos similares ao trabalhado no Projeto Ancora e também com a filosofia de José Pacheco. De maneira geral, podemos dizer que esta "filosofia" que procura humanizar o sujeito e torna-lo um cidadão crítico, consciente de suas capacidades e que busque construir e estar em uma boa sociedade.
Ao iniciar minhas pesquisas na internet e me aprofundar mais no assunto entrei no site do Projeto Ancora  (projetoancora.org.br) e logo me deparei com diferentes tipos de alternativas para se trabalhar e enxergar educação. Devo confessar que inicialmente pensei que o projeto em geral poderia ser talvez uma maneira idealizada demais de se ver educação e, talvez até, algo muito difícil de ver na pratica.
Entretanto, conforme fui navegando pelo site, fui me deparando com uma organização, uma responsabilidade e palavras que só faziam parte da minha ideologia, só que ainda não acreditava que fosse possível vivenciar elas efetivamente no ambiente escolar. Felizmente elas estavam, felizmente elas estão. 

AFETIVIDADE            HONESTIDADE            RESPEITO
RESPONSABILIDADE                        SOLIDARIEDADE

Estes são palavras que representam os valores do Projeto Ancora. 
O projeto é sustentado por três pilares: estes valores citados, a multirreferencialidade teórica (que são as diferentes tendências teóricas existentes no projeto) e o marco legal (que engloba as fontes governamentais). O que posso dizer em geral, é que o projeto realmente me chamou atenção, não só por sua beleza, mas por idealizar e buscar na pratica seres humanos felizes e sábios, e é isto de que se trata a vida afinal.
Pretendo me aprofundar mais sobre o assunto e ver praticas educativas que sigam a mesma tendência ideológica.  Assim que houver outra palestra de José Pacheco que eu possa estar presente, com certeza não perderei a oportunidade de ir. Quem sabe um dia até possa ir pessoalmente à Cotia (SP) e vivenciar diferentes experiências perto destas pessoas que vivem o que eu acredito que seja o futuro da educação. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário