sexta-feira, 25 de outubro de 2013

Apresentações sobre a Educação Infantil (23/10) - comentários

Camila Petrucci Rosa 

De acordo com as apresentações que ocorreram na aula do dia 23 de outubro, segue alguns comentários sobre a apresentação dos grupos. Procurei colocar um pouco do que aprendi de cada tema e também deixar alguns elogios e sugestões para os grupos. Parabenizo a todos pelo trabalho!

Pedagogia em ação
Este grupo falou mais profundamente sobre o cotidiano na educação infantil. O cotidiano é algo que diz muito sobre o ambiente escolar, principalmente em relação ao tempo, espaço e também o currículo direcionado as crianças. O grupo soube colocar como o brincar faz com que a criança coloque em prática e aprimore seus conhecimentos, além de colaborar para sua criatividade e a ampliação de sua cultura. Acredito que o grupo poderia ter tratado um pouco melhor a questão da conscientização sociocultural, mesmo que seja com as crianças pequenas, pois é possível fazer com que elas vivenciem situações que a façam perceber sua situação de e no mundo, assim como a professora comentou em sala de aula. Mesmo assim, acredito que o grupo soube expressar bem as questões abordadas, apesar de que deveria ter administrado melhor seu tempo para abordar estas questões.

Pedagogos aventureiros
O foco deste grupo foi os jogos e brincadeiras. O grupo trouxe a importância do brincar, questões sobre a existência dos brinquedos dentro da escola, como eles são usados, etc., além disso, trouxe diferentes conceitos sobre brincadeiras, colocando a diferença entre os seguintes tipos de brincadeiras: pedagógica, recreacional, livre e dirigida. Senti falta de o grupo abordar mais sugestões de práticas e de jogos para serem utilizados em sala de aula, achei que o grupo se focou mais em definir os tipos de conceitos que envolvem a brincadeira e da importância do brincar. Contudo, não posso esquecer que achei bem interessante o grupo ressaltar como é importante o educador observar com o seu olhar atento e pedagógico os fatores que envolvem o brincar e aproveitar deles para que seus alunos aprendam.

Mira
O grupo soube trabalhar bem os dois objetos de nosso estudo: o vídeo e o texto dados pela professora. Além disso, o grupo também trabalhou bem a questão da heterogeneidade encontrada nas escolas, mesmo com alunos de mesma idade. Eles também trouxeram diversas metodologias para se trabalhar com os alunos que os divertem e também os desenvolvem como dança, teatro e musica. Entretanto, acredito que o grupo poderia ter trazido mais materiais para ilustrar e demonstrar sua fala para nós. 

Práxicas
O grupo práxicas abordou questões do currículo e saberes docentes no contexto educacional. Achei interessante que o grupo tratou da importância dos professores conhecerem o currículo e interagirem com ele de forma que este propicie o desenvolvimento de seus alunos. O professor, assim como os gestores da escola devem sempre se perguntar qual é o melhor currículo para seus alunos, qual seria o currículo mais adequado, enfim, é importante uma interação constante com o currículo escolar. Além disso, o grupo relatou uma pesquisa feita em uma escola com professores da educação infantil que trata com eles questões sobre o currículo. Creio que terão mais informações sobre a pesquisa no blog do grupo, mas achei as questões abordadas na pesquisa muito interessantes, as intervenções dos pesquisadores resultaram em um resultado muito positivo e também gostei da maneira como o grupo comentou sobre a pesquisa realizada, fazendo mais sugestões e comentando sobre o trabalho.
Depois disso, o grupo trouxe em questão do conteúdo na educação infantil e isto foi pauta para uma pequena discussão em sala de aula sobre a educação infantil no intuito pedagógico e no assistencialista. Achei muito interessantes ver a opinião de alguns de meus colegas. Gostei muito do compartilhamento da leitura dos alunos da práxis e só sugeriria que eles se utilizassem mais recursos didáticos da próxima vez, talvez até trazendo alguns materiais que foram fonte de discussão. Enfim, parabéns a todos.

Touch down
O grupo touch down tratou da importância da leitura na educação infantil. Ler é algo muito importante para que o sujeito possa viver bem em nossa sociedade letrada, e isso faz com que o indivíduo se torne um ser consciente, mais critico e ativo na sociedade. O grupo falou da importância da criança saber a função social da leitura e interagir com os livros, pois as crianças devem interagir com o universo letrado. O grupo sugeriu que esta interação fosse feita na linguagem que as crianças mais entendem: na brincadeira. Gostei muito da apresentação e a leitura feita pelos integrantes do grupo no final da apresentação ilustrou bastante o universo infantil. Entendo que o grupo estava preocupado com o tempo de compartilhar a leitura do texto e o vídeo e assim não preparou coisas para muito tempo, também sei ainda estamos entrando no "improviso" criativo da prática cooperativa e nos desvinculando das apresentações tradicionalistas, mas acredito que o grupo poderia ter ilustrado mais a brincadeira junto da contação de historia, talvez trazendo até jogos teatrais. Mas gostei muito da iniciativa do grupo de fazer uma apresentação mais criativa.

M.M.A.
O grupo trouxe um tema muito interessante a ser discutido, falaram sobre a formação de professores na educação infantil. Achei interessante que o grupo trouxe dados que comprovaram aspectos históricos da falta do papel do educar nesta etapa da educação. O grupo também ressaltou a importância de profissionais nesta etapa, contudo acredito que eles poderiam ter enfatizado mais sobre a importância de uma boa formação destes educadores. No mais, acredito que o grupo teve desenvoltura e soube tratar muito bem de um assunto fundamental para nossa formação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário