quarta-feira, 6 de novembro de 2013

Aula 06/11



A escola-quintal Te-Arte fundada e idealizada por Therezita Soares Pagani em 1975, situa-se na cidade de São Paulo.
 Enquanto muitas escolas se convertem ao digital e se vão transformando na vanguarda tecnológica do atraso pedagógico, a Te-arte permanece pioneira e determinada no recurso à simplicidade.”_afirma José Pacheco no prefácio do livro De Volta ao Quintal Mágico da jornalista e professora da USP Dulcilia Schroeder Buitoni.
Com as pesquisas dos vídeos e sites fornecidos pela professora Bruna Hamer, observamos que na escola-quintal Te-Arte existe verde por toda parte, o que facilita a valorização da natureza e respeito com a mesma. Na escola as crianças são tratadas como as sementes do quintal, e para que se desenvolvam o trabalho é feito seguindo alguns princípios, tais como o olhar atento por parte dos educadores, os quais não são necessariamente formados em Pedagogia, porém acreditam nas capacidades das crianças, respeitam o interesse, a curiosidade e o desejo demonstrado por elas, orientando-os sempre sobre os limites a serem respeitados. Utilizam-se de vivências multiculturais, valorizando a arte, na qual a música se sobressai (exemplo: saraus e serenatas), desenvolvendo nos pequenos o ritmo interno, a integração, disponibilizando diversos instrumentos musicais. Tudo isso por considerarem "a música como elo de paz entre as civilizações". 
Outro ponto que nos chamou atenção, foi a  importância do brincar, e do criar seus brinquedos, brincadeiras, desenvolvendo a autonomia e criatividade dos pequenos. 
Nos achamos muito interessante essa proposta pedagógica, a qual nos possibilitou concluir que o processo de aprendizagem não se resume somente a uma sala de aula e livros, podemos ir muito além do espaço físico, utilizando atividades criativas, proporcionando a liberdade de expressão das crianças.

Glacieli Ramos
Marcela Garcia
Yasmim Gimenez

Um comentário:

  1. Meninas, gostei muito das considerações de vocês, ofereceram uma visão ampla da proposta, destacaram alguns pontos interessantes e colocaram suas impressões pessoais.
    Obrigada por partilhar com tanta seriedade!

    ResponderExcluir